top of page

30º Festival É TUDO VERDADE


COLETIVA DE IMPRENSA DO 30ªº É TUDO VERDADE

por Ricardo Corsetti


No último sábado (15/03) foi realizada a coletiva de imprensa de apresentação da 30a. edição do Festival É Tudo Verdade, que aconteceu em São Paulo, no IMS (Instituto Moreira Salles).


O renomado e sempre prestigiado festival de documentários celebra seus 30 anos, recém completados, com uma mais do que merecia homenagem a um de seus principais precursores e incentivadores: o documentarista Vladimir Carvalho (1935-2024).


Ao longo de décadas de carreira e ativismo social em prol do cinema e da justiça social no Brasil, Vladimir Carvalho participou e realizou inúmeros filmes documentais, dentre eles o ultra-clássico Cabra Marcado Para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho, onde foi responsável pela assistência de direção.


Já como diretor, Vladimir Carvalho realizou, por exemplo, O País de São Saruê (1971) e Quilombo (1975).


A propósito, todos os filmes acimas citados, farão parte desta retrospectiva dedicada a esta figura essencial à história do Documentário no Brasil.


Além disso, no Panorama internacional teremos também uma retrospectiva composta por praticamente todos os filmes do diretor britânico - infelizmente, pouco conhecido no Brasil - Humphrey Jennings (1907-1950), talvez o mais importante documentarista britânico de todos os tempos.


E voltando a falar sobre Cinema Brasileiro, a 30ª edição do É Tudo Verdade não poderia, é claro, deixar de prestar uma igualmente imprescindível homenagem ao cineasta Tony Venturi (1955-2024), autor de Rita Cadillac - a lady do povo (2007), sobre a vida da ex Chacrete Rita Cadillac.


A 30ª do festival ocorre entre os dias 03 e 13 de Abril, simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro, sempre com entrada gratuita.


Para maiores detalhes sobre a programação, horários e locais de exibição, consulte o site oficial do Festival: www.etudoverdade.com.br

 
 
 

Comentarios


bottom of page